Hoje, no Internacional Dia da Mulher o blog de história presta homenagem a uma ( sem desmerecer as outras): a poetisa e enfermeira Valéria Saraiva. Com um talento nato, esta escritora da zona da mata pernambucana vai realizar o seu sonho mais antigo: lançar o livro Lírios, Tulipas e Escorpiões.
Dividida em três fases Lírios é fruto de uma compilação de poemas desde os seus 15 anos. No conteúdo, divido em três fases a escritora apresenta ao leitor a sua visão de mundo sobre vários temas que inquieta a maioria dos poetas.Contudo, seu grande diferencial é não se enquadrar em nenhuma convenção literária, nem se inspirar em outros poetas e, mesmo assim ter recebido prêmios e elogios da crítica especializada. o Livro será lançado hoje, as 19h, na Poty Livros, rua do Riachuelo, 202, no Bairro da Boa Vista, Recife - PE.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Valéria é destaque na Imprensa Pernambucana
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Jovem Poetisa lança livro no Dia da Mulher
No próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a enfermeira e poetisa Valéria Saraiva irá lançar o livro Lírios, Tulipas e Escorpiões, as 19h na livraria Poty Livros(Rua do Riachuelo, 202. Boa Vista ), situada ao lado da Faculdade de Direito do Recife.
No conteúdo, fruto de uma compilação de poesias ao longo de sua trajetória literária a poetisa divide o seu livro em três tempos, quando ela mesma a define como as principais fases de sua maturidade poética: Medievais, Modernas e Ensaios.
A autora aborda várias temáticas, como romantismo, problemas ambientais e política e, é claro, em tom de poesia desaba suas insatifações contra o descaso da preservação ambiental, como em Lembranças do Cabo (Seu primeiro Prêmio Literário), ou mesmo contra os poderosos, de acordo com Os Donos do Mundo, outra poesia um tanto ácida, cuja fisgada semelhante a do aracnídio não deixa dúvidas ao leitor quanto ao "escorpião" no título da obra.
Mas, como nem tudo é veneno, Valéria também reserva flores para o público, presenteada em poesias de suas fases mais românticas, como em Lado a Lado, e Sempre.
"Publicar Lírios, Tulipas e Escorpiões nesse momento é a realização de um sonho de uma vida inteira. Vendo esse trabalho espero que o leitor entenda um pouco da minha história e do meu relacionamento com a poesia, como também encontrem em alguns momentos os lírios, as tulipas e os escorpiões no enredo da minha obra" - afirma.
Outras informações, acessem ao blog da poetisa no: www.tempoliteral.blogspot.com, ou pelo email: vcslins@gmail.com
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Pedro Bial: Do Muro de Berlin ao Paredão do BBB
Recentemente, o Brasil tem vivido uma verdadeira guerra de opinião. De um lado encontram-se os alienados, os telespectadores do reality show Big Brother Brasil (BBB), sob comando da poderosa Rede Globo, e intermediado pelo respeitável jornalista Pedro Bial; e do outro, a parcela inteligente da população brasileira que vem travando uma forte campanha de conscientização contra este programa.
No final dos anos 1980 o mundo assistiu, talvez, ao maior acontecimento de sua década: a queda do muro de Berlim. Era o fim de uma era, de um período negro, ou melhor, vermelho da história. Da vitória, como diziam os americanos, do bem contra o “império do mal”, e curiosamente, representando o Brasil, qual repórter esteve lá? Pedro Bial, e com muita competência, justiça seja feita, ele cobriu o evento, entre outros, e certamente este acontecimento o deixou na estratosfera do jornalismo brasileiro.
Não bastasse, Bial também foi correspondente em outros eventos de igual importância como a Guerra no Golfo e o colapso da União Soviética. Ousado, certa vez em visita aos beduínos no deserto da Jordânia chegou a comer um olho de carneiro na refeição para não desafrontar as tradições daquele povo.
Todavia, desde o ano de 2002 assumiu o pior programa que já pode existir na televisão brasileira: o já citado Big Brother Brasil. E pior, inspirado num reality show europeu, que nem mesmo sobreviveu ao país de origem (Holanda) o programa ainda preza por premissas que vão de encontro a todos os valores conhecidos da sociedade brasileira, como o trabalho, a ética e a generosidade do povo. Lá, um grupo de jovens, em sua maioria mui bonitos, “herói” é o termo usado ao participante mais desonesto, conquistador, inescrupuloso e capaz de passar por cima de tudo e de todos em prol de conquistar o prêmio milionário.
Contudo, semelhante ao que Judas Escariotes fez ao maior líder de todos os tempos, por algumas moedas, Bial pode estar cometendo (juntamente a TV GLOBO) a maior traição de todos os tempos, não só ao povo brasileiro bem como à sua própria história: manipular a massa inculta brasileira em prol de meros interesses financeiros.
Entretanto, ao contrário de Judas, esta traição é por uma quantia muito maior. Atualmente vem circulando um email na internet, assinado pelo escritor Érico Veríssimo cujo conteúdo denuncia que a cada paredão do BBB 12, quando a população é acionada para eliminar um participante, a emissora fatura cerca de 8,5 milhões de reais.
Agora, em pleno começo do século 21 o “muro” mudou. Há muito deixou de ser de concreto e cimento e passou a ser virtual, porém longe de ser ilusório e bem mais ameaçador. E com a popularização da internet, cujo simples toque do mouse transforma uma pessoa em celebridade (Luíza já está no Brasil) a partir de uma frase boba, as antigas passeatas tornaram-se coisa do passado. Esperamos que o poder de direito, seja qualquer um deles: o executivo, o legislativo ou o judiciário (ou os três combinados) tenha a coragem de proibir a veiculação deste programa, ou, do contrário, a sexta economia mundial continuará, no ponto de vista da educação, no fundo do poço.
Assinar:
Postagens (Atom)