Depois de inúmeras publicações o regime militar (1964-1985) volta à cena com o lançamento, no Recife, do livro: “DAS LIGAS CAMPONESAS E A REVOLUÇÃO DE 64”, escrita pelo advogado e ex-militante político Joel Sampaio de Arruda Câmara.
Com um título, no mínimo provocativo para a maioria dos estudiosos, principalmente os de esquerda ele torna-se ainda mais polêmico por quem o escreveu. Joel Câmara tem no currículo o fato de ter sido lugar-tenente, espécie de discípulo nº1 do também advogado e líder camponês Francisco Julião, um dos maiores baluartes das LIGAS COMPONESAS em Pernambuco.
Chegou a ser preso por duas vezes, uma no primeiro governo de Miguel Arraes, em 1961, e outra no início dos governos militares, em 1964, por “medida de segurança”. Ex-trotskista, decidiu abandonar as bandeiras vermelhas por desilusão e considerar-se traído por antigos companheiros. Inclusive chegou a dividir sela com outros revolucionários como, entre outros, Gregório Bezerra.
No conteúdo deste ensaio, que, segundo o autor, será dividido em três volumes Joel descortina o passado, numa riqueza de detalhes e documentação impressionantes o verdadeiro papel dos comunistas, mitos e mentiras, entre outras, o oportunismo deles frente a fundação das próprias Ligas.A previsão de lançamento está para o início de 2012 e o preço esta a definir.
sábado, 29 de outubro de 2011
Ex-militante das Ligas Camponesas vai lançar livro no Recife
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Debate sobre Gregório Bezerra
Amanhã, 28 de outubro, as 19h será realizado na livraria Poty um debate sobre MEMÓRIAS - a recente obra póstuma do lendário líder comunista Gregório Bezerra. Tendo a frente da mesa o filho Jurandir Bezerra,com mais de 80 anos, será debatido toda a contribuição de seu pai na política brasileira bem como toda a sua trajetória de vida,desde a revolução de 1930, a intentona comunista,os regimes militares até a sua vida no exílio, na Rússia Soviética.
Depois do bem sucedido lançamento no Recife, desde 1 de setembro,na sala da Fundação Joaquim Nabuco a história comprova sua imortalidade através de MEMÓRIAS. Com cerca de 600 páginas, com manuscritos reunidos no tempo de exilado Gregório conta tudo o que sua assombrosa memória pode trazer, desde os tempos de criança, no sertão pernambucano, toda sorte de privações dos sertanejas, as condições humilhantes frente aos coronéis, bem como toda as vitórias de sua vida. Pela Editora Bointempo, o livro custa R$ 70,00 nas livrarias.
Assinar:
Postagens (Atom)